Cresce o número de crianças que migram sozinhas da Venezuela, alerta senadora Damares Alves

30/5/25 às 13:08, Atualizado em 30/5/25 às 13:09

Durante diligência da Comissão de Direitos Humanos (CDH) em Roraima, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da CDH, alertou para o aumento no número de crianças venezuelanas que cruzam a fronteira desacompanhadas. O objetivo da visita é verificar as condições da Operação Acolhida e identificar ações para garantir os direitos dessa população. A diligência também inclui visita ao território Yanomami.

A crise na Venezuela tem levado um grande número de pessoas, incluindo crianças e adolescentes, a cruzar a fronteira com o Brasil em busca de refúgio. Segundo dados do UNICEF, apenas entre janeiro e agosto de 2024, cerca de 300 pessoas por dia buscaram abrigo no país. Ainda segundo a agência, quase 5 mil crianças chegaram ao Brasil desacompanhadas, separadas de suas famílias ou sem documentação.
“Essas crianças chegam sozinhas, precisam ficar em um abrigo em Pacaraima e depois são encaminhadas para Boa Vista. Mas onde estão suas famílias? Precisamos garantir a segurança e o cuidado dessas crianças”, completou Damares.

O estado de Roraima é o principal ponto de entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil e tem sido o foco de esforços para lidar com a crise humanitária.

Outro ponto de atenção da diligência é a crise humanitária que afeta a Terra Indígena Yanomami. A situação se agravou nos últimos dois anos, com o aumento no número de mortes na região devido à negligência dos órgãos competentes. A visita está prevista para o próximo sábado (31). Serão observadas violações de direitos humanos e situações denunciadas, como o aumento de casos de malária, desnutrição e doenças infecciosas agudas.

Operação Acolhida

A Operação Acolhida é um programa de acolhimento humanitário, implementado em 2018, voltado a imigrantes e refugiados — especialmente os venezuelanos — localizado em Boa Vista, Roraima.

A missão principal da operação é acolher, abrigar e promover a interiorização de imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade, decorrente de crises humanitárias.


(61) 98190-0722

Whatsapp

Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04

(61) 3303-3265

SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte

(61) 3273-5340

Fale com a Senadora