Em pronunciamento durante audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nesta terça-feira (16), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) rebateu parlamentares que acusavam a direita de envolvimento no tarifaço imposto pelos Estados Unidos da América (EUA) ao Brasil.
A declaração ocorreu durante discussão sobre retirada de despesas decorrentes da compensação oferecida aos setores produtivos afetados pela queda nas exportações para o país norte-americano.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) pediu a palavra e acusou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de “atentar contra o Brasil” por um “problema pessoal de uma família”, argumento que foi rebatido por Damares Alves.
“Vocês acham mesmo que um parlamentar brasileiro teria tanto poder para influenciar um presidente da República dos EUA? Seria ingenuidade de nossa parte. Não. O presidente [Donald] Trump está propondo medidas parecidas com outras nações que se aliaram a ditadores e que foram para o Brics desafiar com uma nova moeda”, protestou.
A senadora brasiliense disse, ainda, que o papel de Eduardo Bolsonaro nos EUA é trabalhar pela aplicação da Lei Magnitsky para “mostrar quem são os ditadores de toga no Brasil” e, por esse trabalho, parabenizou o deputado.
Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04
SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte