Senadora cobra fim do silêncio do MDHC sobre fraudes contra idosos e pessoas com deficiência

Em requerimento de informações, senadora cobra ação e posicionamento da pasta, que tem entre atribuições defender idosos e pessoas com deficiência
7/5/25 às 16:18

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou requerimento de informações para cobrar do Ministério de Direitos Humanos, comandado por Macaé Evaristo, posicionamento e atuação da Pasta na defesa dos segurados lesados pelas fraudes no INSS.

Vinculadas ao ministério estão as secretarias nacionais dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, públicos diretamente prejudicados com os descontos indevidos.

Até agora, no entanto, sequer uma nota contra as fraudes foi emitida.

“A gravidade da situação exige que o MDHC, em articulação com órgãos competentes, adote medidas urgentes para acolher e orientar os beneficiários lesados”, protesta a parlamentar brasiliense.

No requerimento, Damares questiona se a ministra adotou medidas emergenciais para cobrar o ressarcimento das vítimas e se criou qualquer canal de orientação para evitar novos golpes contra idosos.

A senadora também cobra medidas preventivas, como a criação de mecanismos normativos que impeçam a ação de criminosos contra os direitos patrimoniais e financeiros de idosos e pessoas com deficiência.


(61) 98190-0722

Whatsapp

Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04

(61) 3303-3265

SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte

(61) 3273-5340

Fale com a Senadora