A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou dois requerimentos nesta quinta-feira (13/07) visando ampliar a discussão sobre os impactos da Reforma Tributária (PEC 45/2019). Os pedidos são para a realização de duas audiências públicas para avaliar a repercussão da aprovação para a população de classe média e para a população de baixa renda.
O primeiro requerimento apresentado (REQ 69/2023), é para que a audiência pública seja realizada no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e avalie os impactos da aprovação da proposta na organização do sistema nacional de emprego.
Já o segundo pedido foi para a realização de audiência pública no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir sobre o aspecto econômico e financeiro da proposta.
Os gabinetes parlamentares do Senado Federal têm recebido diferentes entidades que apresentam ponderações para a modificação do texto aprovado pelos deputados federais. “Pelo regimento a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) somente tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no âmbito do Senado Federal. Considerando a importância do assunto para a população de classe média e baixa renda, apresentei os requerimentos para a matéria ser discutida também na CAE e na CAS”, explicou a senadora.
O texto da proposta foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora será apreciado no Senado Federal. A emenda altera diversos pontos, mas uma das principais mudanças é a extinção de cinco tributos sendo três deles federais (PIS, Cofins, IPI) e dois municipais (ICMS e ISS). Os impostos serão substituídos por dois: Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
No Senado o projeto precisa ser aprovado em dois turnos por, pelo menos, três quintos dos parlamentares (49 senadores) para ser promulgado.
Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04
SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte