Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi eleita, nesta quarta-feira (19), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal e herdará 409 preposições ainda pendentes de votação pelo colegiado.
Entre os projetos pendentes, 66 aguardam designação de relator; 318 já possuem relatoria; 17 estão matérias prontas para pauta; e sete aguardam audiência pública.
Mais de 60 dizem respeito aos direitos da criança e do adolescente, mais de 50, aos direitos da mulher e das pessoas com deficiência, 30 referem-se aos direitos das pessoas idosas, e outras 40 tratam de direito à saúde, direito trabalho e promoção de justiça nos casos de violações de direitos.
A parlamentar brasiliense adiantou que trará um novo olhar, menos segmentado e mais universalista, para a pauta de direitos humanos e que deve montar a pauta conforme a urgência e relevância de cada pauta.
“Aos que nunca se enxergaram como pertencentes à pauta dos direitos humanos, deixo aqui meu convite. Esta será a nova casa de vocês. Os direitos humanos são para todos. Venham participar. Tragam suas propostas e proposições. Este é o novo momento que vocês tanto esperaram. Nossas portas estarão sempre abertas”, afirmou.
A primeira reunião deliberativa da Comissão de Direitos Humanos está prevista para a próxima semana.
Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04
SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte