Após operação na ANM, oposição cobra ministro de Lula por medidas para mitigar desconfiança com setor

Diretor da Agência acabou preso pela PF sob suspeita de fraude em licenças ambientais.
22/9/25 às 10:53, Atualizado em 22/9/25 às 11:05

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou um requerimento de informações no qual cobra do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a adoção de medidas normativas e disciplinares para evitar debandada de investidores internacionais após operação que mirou suspeitas de corrupção na Agência Nacional de Mineração (ANM).

Realizada pela Polícia Federal na última semana, a Operação Rejeito desvendou uma organização criminosa que atuava na liberação de licenças ambientais fraudulentas para exploração mineral, em esquema que envolvia pagamentos de propina com participação de empresas de fachada e “laranjas”, servidores públicos e empresários.

O diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mario Seabra, acabou preso, fato que para a senadora brasiliense “causa um impacto devastador na reputação do Brasil, especialmente em um ano crucial como o da COP-30”.

“É imperativo que o Ministério de Minas e Energia (MME) adote práticas robustas de compliance, ‘accountability’, mapeamento de riscos e outras ferramentas modernas de gestão para reverter esse quadro”, cobra a parlamentar.

Além de cobrar medidas preventivas, a senadora pede o compartilhamento de relatórios de fiscalização, estudos de impacto ambiental sobre as ações investigadas e documentos que detalhem os estratégicos e as ações sociais realizadas pela ANM.

Silveira também terá que detalhar quais medidas disciplinares contra os servidores investigados foram instaladas desde que a operação foi realizada.

O requerimento foi encaminhado à Mesa Diretora do Senado e de lá deve seguir para o ministro, que terá 30 dias para responder aos questionamentos a partir do recebimento da demanda.


(61) 98190-0722

Whatsapp

Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04

(61) 3303-3265

SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte

(61) 3273-5340

Fale com a Senadora